Como minimizar a ansiedade antes do casamento

Olá, gurias!

Tudo bem?

Qual noiva não fica ansiosa com a chegada do grande dia? Durante os preparativos do casamento essa ansiedade não é uma boa aliada da noiva. Pensando nisso, conversamos com a Nutricionista Fernanda Ody, que irá trazer algumas dicas de como controlar essa ansiedade e tornar essa espera muito mais tranquila!

Google imagens

Essa fase de espera pela tão sonhada data – O Casamento – muitas vezes gera ansiedade nos noivos. E como podemos buscar esse controle através da alimentação?

Inicialmente é importante buscar uma dieta equilibrada e saudável, com todos os nutrientes, pois esse equilíbrio trará benefícios para o seu bem-estar físico e mental.

Alguns nutrientes específicos podem ser eficazes no controle do humor, já que são necessários na produção ou estímulo de hormônios e neurotransmissores, como Vitaminas do Complexo B, Vitamina D, Ômega 3, Magnésio, Zinco, Selênio e Triptofano.

clube-de-noivas-rs-casamentos-eventos-cerimonial-mostra-amostra_como-minimizar-a-ansiedade-antes-do-casamento (7)
Google Imagens

O triptofano, por exemplo, é precursor de serotonina, neurotransmissor relacionado ao humor. Alguns alimentos fonte desse aminoácido são a banana, o leite, a aveia e o chocolate.

O Selênio está presente em especial na Castanha do Pará, assim como em frutos do mar, aves e carnes, aveia e arroz integral.

O ômega 3 é um anti-inflamatório natural e tem efeito benéfico em doenças neuropsiquiátricas, e ele está presente em peixes como salmão e sardinha, além da linhaça e chia.

clube-de-noivas-rs-casamentos-eventos-cerimonial-mostra-amostra_como-minimizar-a-ansiedade-antes-do-casamento (5)
Google Imagens

O importante é ter uma alimentação saudável, variada, equilibrada e bem distribuída ao longo do dia, à base de alimentos como frutas, legumes, leguminosas, fontes de proteínas (ovos, carnes, leite), oleaginosas, tubérculos.

Mastigar bem os alimentos, alimentar-se em ambientes adequados e prestar atenção às refeições são dicas importantes, mas que estão sendo esquecidas por muitas pessoas em função da nossa atual rotina.

E falando em rotina, esse é outro importante detalhe a ser observado quando o assunto for ansiedade. Como anda sua rotina? O stress está controlado? Você pratica exercícios físicos com regularidade?

clube-de-noivas-rs-casamentos-eventos-cerimonial-mostra-amostra_como-minimizar-a-ansiedade-antes-do-casamento (4)

Exercícios são importantes reguladores de ansiedade, stress e depressão, através da liberação de hormônios.

Não esqueçam de procurar um bom profissional de nutrição antes de iniciarem uma reeducação alimentar pois o acompanhamento é fundamental para a conquista dos objetivos.

Fernanda Ody

Nutricionista Esportiva e Clínica