Celebrante de Casamentos

Gurias

Tudo bem?

Espero que sim e espero que o Blog esteja ajudando bastante vocês!

Outubro está chegando e os casamentos ao ar-livre tomam conta da time line de fotógrafos e organizadoras de eventos e para a celebração ser realizada muitas noivas optam em contratar um celebrante. O celebrante tem o papel de realizar uma cerimônia de casamento, de acordo com o perfil e desejo dos noivos, quando o casamento não é realizado na Igreja.

Que tal saber como funciona o trabalho de um Celebrante e como é construída a cerimônia?

Então tá! Segue abaixo um pouco sobre o Celebrante de Casamentos Luis Schumacher

Um beijão

clube-de-noivas-rs-casamentos-eventos-cerimonial-mostra-amostra_celebrante-de-casamento-foto-patrick-fernando
Foto Patrick Fernando

Meu nome é Luís Schumacher, sou celebrante de casamentos.

Tenho formação em Letras e morei na Inglaterra em 2009.

Sou casado e tenho três filhas, natural de Porto Alegre. Sou formado no teatro e tenho carteira da ordem dos músicos, atuei como ator e cantor na noite de Porto Alegre e no Litoral gaúcho no final dos anos 80 e 90.

Faço casamentos onde o ponto alto é a leveza e o bom humor. Durante as entrevistas com os noivos já deixo bem claro que não tento fazer voz de “Locutor de rádio” pois pode parecer falso e ultrapassado. Uso um tom de voz natural, como alguém contando uma história.

Também realizo celebrações em Inglês. Em setembro de 2017 farei o casamento de uma Brasileira e um Australiano, partes da cerimônia terão de ser em Inglês pois alguns dos convidados vem da Austrália e não entendem português.

clube-de-noivas-rs-casamentos-eventos-cerimonial-mostra-amostra_celebrante-de-casamento-foto-jeferson-paz
Foto Jeferson Paz

Aliás, casar estrangeiros está virando uma marca, ano passado fiz o casamento de uma Brasileira com um Português, foi lindo, usei citações de Fernando Pessoa (poeta português).

Literatura e música são minhas paixões, utilizo nas cerimônias frases de canções que tenham algo à ver com o contexto. Em setembro deste ano fiz, a pedido dos noivos, uma cerimônia quase toda baseada em trechos de canções do Legião Urbana, músicas que embalaram o namoro dos respectivos noivos.

Trabalho junto com a minha esposa Dani Rezende que me ajuda na organização da agenda e escrevemos os textos das cerimônias juntos. Quando estamos entrevistando os noivos ou lendo os e-mails enviados, tentamos pegar o clima e a essência do casal, o que move aquele amor todo, o que os une, o que gostam de fazer juntos…Já fizemos cerimônias em que o foco eram os animais de estimação do casal. Em outro casamento que realizamos, as alianças entraram com o Golden Retrievier do noivos.

clube-de-noivas-rs-casamentos-eventos-cerimonial-mostra-amostra_celebrante-de-casamento-foto-terre-nunes-3
Foto Terre Nunes

Costumo dizer que me apaixono pelas histórias que escrevo, pelos detalhes, é como se estivesse vivendo de novo a preparação do meu próprio casamento.

É uma profissão muito gratificante, me sinto como alguém que passa a fazer parte da história de vida de cada casal. Encaro cada casamento como um desafio e vou para as reuniões com os noivos com a “mente vazia”, ou seja, não traço “fórmulas prontas”, espero que o casal comece a falar e a partir dali surgem as ideias.

clube-de-noivas-rs-casamentos-eventos-cerimonial-mostra-amostra_celebrante-de-casamento-foto-terre-nunes-2
Foto Terre Nunes

Às vezes o “improviso” é necessário, como em uma cerimônia que percebi que o noivo chegou muito nervoso, seu rosto estava branco, achei até que ele ia desmaiar pois chegou a se apoiar na mesa da celebração, então, fugi do texto e abri a cerimônia fazendo uma brincadeira para aliviar a situação, e funcionou, o noivo conseguiu sorrir e se acalmou um pouco. No final o pai do noivo me agradeceu muito e disse que percebeu o que eu fiz.

No nosso trabalho o foco são os noivos e sua história de amor!!

Estou disponível para agendar reuniões com noivos e noivas interessados em conhecer  melhor o meu trabalho.

Grande Abraço,

Celebrante Luís Schumacher.